PORTFÓLIO MODA
Figurinos
Seleção de Desenhos de figurinos e algumas fotos das peças confeccionadas.
A Flauta Mágica (Ópera/2013)
Figurino desenhado para a Orquestra Unisinos Anchieta. Cujas apresentações ocorreram em 13 de novembro de 2013, em São Leopoldo (Anfiteatro Pe. Werner, Unisinos), e em Porto Alegre (Theatro São Pedro), no dias 16 e 17 de novembro, às 21h e 18h, respectivamente.
A Flauta Mágica é a última ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart, que morreria pouco mais de um mês depois da estreia, em 1791. A estória se passa em um Egito antigo imaginário. Nela, os principais personagens, Tamino e Pamina, enfrentam as difíceis provas do ritual de iniciação impostas pelos membros do Templo da Sabedoria, que testam seu amor e sua persistência. Ao final, o jovem casal triunfa seguindo a orientação do sumo sacerdote Sarastro, personificação da sabedoria e do bem, e escapa das artimanhas da maléfica Rainha da Noite, que é derrotada pelos poderes da luz. Essa ópera encerra uma rica simbologia e faz referência aos ideais de fraternidade, virtude, sabedoria e amor.
Para mais informações Clique aqui.
Ìgbà (Dança/2015)
A peça, composta para 11 performers – oito bailarinas, um músico, uma videomaker e uma artista visual –, foi pensada para ralentar a sensação do tempo e deslocar a organicidade da imagem do corpo, a fim de compor uma experiência sensorial, uma espécie de música para os olhos.
Da mesma forma a que se assiste ao furor de uma tempestade, se poderia assistir ao crescimento dos cabelos de alguém, caso houvesse tempo. Nesse sentido, Ìgbà vai contra a tendência de aceleração contemporânea propondo justamente o inverso: TEMOS TODO O TEMPO DO MUNDO PARA PERCEBER O AGORA. Esta percepção distinta se originou de uma aproximação com uma cosmovisão que estabelece uma outra relação com a natureza, o corpo, o tempo e o conhecimento. Descolonizando nossas perspectivas e desacelerando nosso movimento, a persistência física (do performer) e a persistência retiniana (do espectador) geram uma experiência na qual a percepção constrói, através do seu exercício pleno, uma realidade física baseada na forma do corpo do outro, no som e na imagem do espaço.
A palavra Ìgbà, de origem yorubá, foi escolhida por exprimir tempo, momento ou época. Pode, ainda, significar cabaça ou recipiente em que se guarda o assentamento de um Orixá, designando, assim, a representação material e ao mesmo tempo etérea de uma força da natureza. Essa inspiração condiz com o processo criativo pelo qual o Coletivo Moebius passou e vem passando: desde o início atravessado e informado pela visão africana de natureza, com sua riqueza de imagens, através das relações entre suas divindades e respectivas regências sobre os quatro elementos da natureza em suas combinações.
Direção: Douglas Jung
Para mais informações Clique aqui
Pequenices - Mini peça viajante de dança (Dança/2017)
Uma peça de dança interativa, voltada para público infantil, tem no tema “viagem” o mote que conduz a apresentação. Como num jogo, a proposta convida até 15 crianças a entrarem em cena para “viajar nessa dança”, ou seja, os pequenos e pequenas tornam-se também protagonistas da peça. Adultos e acompanhantes compõem a plateia e apreciam. De preferência, sem moderação.
Direção: Fernanda Bertoncello Boff
Para mais informações Clique aqui
Corpo Inquieto (Circo/2019)
Integrando elementos do circo contemporâneo, da dança e das memórias pessoais do artista criador, o espetáculo reflete sobre os desejos de fuga do homem para um projeto de vida autêntico, alegre e rico de sentidos.
Na peça há um jogo de construção e desconstrução do cenário. Esse jogo de movimento corporal e manipulação de objetos forma uma linha narrativa composta também pelas experiências do malabarista performer, Vinicius Zucatti, que viajou por cinco anos residindo em oito países da América Latina. Como resistir aos desafios da adaptação e a instabilidade da existência? é a pergunta que a peça busca provocar.
Concepção: Vinicius Zucatti e Michele Rolim
Atuação: Vinicius Zucatti
Direção e coreografia: Eduardo Severino
Figurino: Anderson Souza
Para mais informações Clique aqui