MATERIAIS

Indicações de materiais

Como muitas pessoas entram em contato comigo em busca de indicações de materiais de desenho, tomei a liberdade de criar aqui uma lista com os principais materiais que tenho utilizado nos últimos tempos. Vale lembrar que esta lista é apenas uma sugestão, fique a vontade para pesquisar e comprar em outros lugares.

Produtos do Dezenhante

Aqui você encontrará os produtos exclusivos da marca Dezenhante

FASHION SKETCHBOOK – BASIC FEMALE A4
POSE BÁSICA

Este caderno de desenho de moda foi criado para você desenhar seus modelos e coleções de vestuário de maneira rápida e prática. Em suas páginas você encontrará o traçado em marca d’água de 120 figuras femininas em uma pose básica na posição frontal, como se estivessem em pé, com as pernas paralelas e os braços estendidos ao lado do corpo. É a ferramenta perfeita para você começar a desenhar suas criações de moda e figurino.

FASHION SKETCHBOOK – FEMALE CATWALK A4 
CROQUI CAMINHANDO

Este caderno de desenho de moda foi criado para você desenhar seus modelos e coleções de vestuário de maneira rápida e prática. Em suas páginas você encontrará o traçado em marca d’água de 120 figuras femininas caminhando, como se estivessem em uma passarela. É a ferramenta perfeita para você começar a desenhar suas criações de moda e figurino.

DESENHO DE MODA PARA QUEM TEM PRESSA – CADERNO DE POSES #01
Feminino Slim Style e Slim Proporcional

Este Caderno de Poses de figuras de desenho de moda é composto por 68 bases de figuras femininas, frente e costas, distribuídas em dois diferentes estilos de traçado e proporção. 

 

Este é o caderno nº1 de uma série de 4 cadernos que ainda serão lançados. Os quatro cadernos juntos reunirão um total de 246 figuras, subdivididas em 9 estilos de desenhos de bases de corpos femininos e masculinos, em posições e proporções variadas. A série visa proporcionar a profissionais, estudantes e demais interessados em desenho de moda uma ferramenta extra que lhes auxiliará dando mais agilidade e dinâmica na composição de suas criações.

 

Marcadores

Os marcadores, popularmente conhecidos como “canetinhas”, são minha paixão, não posso ver uma marca nova que já quero experimentar. Mas aqui separei os que mais tenho usado atualmente. Deixei por último na lista as opções importadas que eu já comprei pelo AliExpress.

OR822 - Laranja pálido

OR825 - Pele

OR827 - Camelo

Tabela de cores Le Plume

Lápis de cor

Eu uso os lápis de cor principalmente na finalização de meus desenhos pintados com marcadores, eu gosto muito de misturar materiais diferentes. Tenho preferencia pelos lápis aquareláveis por serem mais macios e geralmente terem as cores mais vivas que os lápis de cor convencionais. Os Caran D’Ache são bem mais caros, eu sei! Mas se você pode investir, certamente não irá se arrepender.

Lápis e Borrachas

Eu gosto muito de desenhar com lápis 2B ou 4B, especialmente quando estou traçando rascunhos. Por serem lápis mais macios são mais fáceis de apagar diminuindo a chance de deixar o papel marcado. Já faz alguns anos que substituí a borracha pelo limpa tipo, por ser muito mais prático e não produzir farelo como as borrachas convencionais, mas se você é amante da borracha, indico esta da Pentel que é muito boa.

Canetas

As canetas naquim são ótimas para finalizar os desenhos, gosto de trabalhar com espessuras de ponta diferentes para conseguir diferentes niveis de textura e relevo em meus desenhos. Tenho preferencias pelas canetas que são a prova d’água para minimizar as chances de eu borrar um desenho quando estiver usando outros materiais. A caneta branca eu tenho dado preferência a esta da Uni-Ball, pois as outras que testei, embora fossem mais baratas, elas mais falhavam do que pegavam. Deixei por último na lista as opções importadas que eu já comprei pelo AliExpress.

Aquarelas

Aquarela é um material que rende bastante, então saiba que independente da marca que você adquirir terá este material por um bom tempo. Para começar as tintas da Pentel são muito boas, mas se você quer cores mais intensas e vibrantes só conseguirá com produtos de linhas profissionais, que consequentemente são mais caros. Se você não tem interesse em produzir trabalhos profissionais, as linhas de produtos escolares, como a Pentel, irão atender todas as suas necessidades. Mas se você pretende trabalhar profissionalmente vendendo suas artes as tintas das linhas profissionais irão agregar muito mais valor ao teu trabalho, uma vez que o brilho e durabilidade (solidez) das cores será muito maior.

Os kits com 12 cores são sempre os mais indicados pois uma grande vantagem da aquarela está no fato de você poder misturar as tintas para obter outras cores.

Pincéis

Os pincéis para aquarela precisam ter as cerdas macias para conseguir carregar bastante água e possibilitar um maior domínio na execução das pinceladas. Pincéis com reservatório são muito práticos por não exigir que se use um recipiente externo com água.

Eu uso dos dois tipos (com e sem reservatório de água) e independente do tipo eu sempre indico ter pelo menos dois tamanhos diferentes de pincel, um com a ponta grossa, para pinceladas maiores que possibilitam a pintura de grandes áreas em um desenho, e um pincel com a ponta mais fina para se conseguir trabalhar em detalhes menores.

Deixei por último na lista as opções importadas que eu já comprei pelo AliExpress. Sou apaixonado por pincéis de caligrafia oriental, eu adoro utilizá-los para pintar aquarela.

Papéis

O resultado que você busca com seu trabalho de desenho está diretamente relacionado ao tipo de papel que você utiliza. Normalmente quem está começando utiliza o bom e velho papel sulfite, mas ele não é adequado para o uso de materiais como marcadores e aquarela.

Para Marcadores eu costumo usar o papel Marker, pois ele absorve menos tinta, assim o pigmento não atravessa a folha minimizando efeitos de mancha e/ou borrões. Claro que também dependerá do tipo de marcador que for utilizado.

Para aquarela, são utilizados papéis que possuem fibras mais longas em sua composição produzidos para serem mais resistentes a humidade. E ainda no caso das aquarelas, os tipos de mancha e efeitos desejados também irão variar de acordo com o tipo de papel. Como este é um universo à parte, eu indico aqui os papéis que geralmente uso em minhas aulas e cursos, por serem mais acessíveis e serem boas opções para quem está começando.

Atenção sempre ao número de folhas em cada bloco e também ao tamanhos das folhas, na maioria das vezes sai mais em conta investir em papéis A3 do que A4.

Livros

Seleção de livros que uso ou que indico nas áreas de Moda, Arte e Design. 

Destaco o livro “O trabalho do Figurinista: Projeto Pesquisa e Criação” que é de minha autoria. Este livro sobre o trabalho do figurinista surgiu do conteúdo ministrado na primeira aula do curso criação de figurino: moda, artes e cultura realizado no Indepin – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Profissional Integrado – POA/RS – e com as dúvidas surgidas durante o curso que teve sua primeira edição iniciada em maio de 2011, ministrado por Wagner Ferraz e pelo prof. Anderson Luiz de Souza. O trabalho do figurinista: projeto, pesquisa e criação, vêm contribuir com a produção de bibliografia da área do figurino cênico que, ainda, se constitui com “poucas” publicações. Além de textos, apresenta croquis de figurinos criados para diferentes espetáculos. O livro tem por objetivo contribuir com o trabalho de figurinistas iniciantes, destacando questões como o ato de planejar, pesquisar, criar e executar figurinos.

Copyright Dezenhante © 2021. Todos os direitos reservados.